Logo Logo agregados logplan
Limeira - SP Araucária - PR Duque de Caxias - RJ Conc. do Jacuípe - BA Uberaba - MG Betim - MG Aracaju - SE Alto Araguaia - MT Belém - PA Cubatão - SP Senador Canedo - GO Paranaguá - PR

Covid-19

Plano de contingência Covid-19

Desde 1964, nosso trabalho é pautado na responsabilidade, na ética e na transparência e hoje, após 56 anos de nossa fundação e em meio à pandemia do coronavírus (Covid-19), vislumbramos como é importante manter cada vez mais estreita a relação que temos com você, nosso cliente e parceiro. 

Logo no início da pandemia no Brasil, o Comitê de Crise Contatto ficou de prontidão e atuou imediatamente na implantação de medidas preventivas para a preservação da saúde de todos os nossos stakeholders, fundamentadas nas orientações do Ministério da Saúde e da OMS. E, na sequência, desenvolvemos esse guia de perguntas e respostas com o intuito de informá-lo sobre todas as medidas que vinham sendo adotadas desde então. 

Esta é a 3ª atualização da FAQ que gostaríamos de compartilhar com você. Nela constam as novas diretrizes e ações implementadas em nossa rotina do escritório e da operação nos últimos 30 dias, na matriz e filiais.

Somos um transportador multimodal de produtos essenciais que, em momentos fortuitos como esse, tem papel ainda mais crucial para o país, garantindo o abastecimento de energia e insumos básicos para toda a cadeia produtiva dos setores industriais que atendemos.

A seguir, confira as nossas atualizações e caso tenha quaisquer dúvidas e/ou sugestões, entre em contato com o gerente que atende você.

1. A Contatto implantou novas medidas para evitar a transmissão da Covid-19?

Além das inúmeras medidas já adotadas e divulgadas nas últimas FAQs, nosso Comitê de Crise, formado pelas áreas estratégicas da empresa e pelos heads das Unidades de Negócios, vem implementando centenas de ações relacionadas ao tema Covid-19. Os integrantes do Comitê se reúnem diariamente desde 13 de março para discutir as informações vindas dos órgãos oficiais, analisar o panorama atual da empresa, de suas operações e criar ações de mitigação, proteção e segurança durante a pandemia. Nossa maior missão é garantir a tranquilidade de nossos clientes, colaboradores, parceiros e fornecedores e, para isso, não estamos economizando esforços. 

2. A Contatto reduziu seu quadro de pessoal?

Não, e de encontro a essa postura realizamos adesão ao movimento nacional #NãoDemita, no qual estendemos o compromisso de não demitir até 30 de junho, por decisão da alta gestão, garantindo mais tranquilidade a todo nosso time. Por outro lado, houve acréscimo no número de contratações de motoristas e demais colaboradores para atender toda a demanda dos nossos clientes, assim como suprir os afastamentos necessários em acato às recomendações da OMS e Ministério da Saúde. Vale sempre lembrar que somos transportadores de produtos essenciais. 

3. A empresa adotou o regime de home office?

Sim, inclusive implantamos uma nova política de Recursos Humanos no âmbito do home office, que possibilita o trabalho remoto de grande parcela de colaboradores que pode trabalhar de suas casas, condizente com todas as diretrizes e regras específicas para esse modelo de trabalho. Projetamos um cenário de duração prolongada dessa modalidade de trabalho e demos início ao custeio desse projeto, englobando toda a infraestrutura necessária e adequada para o desempenho das atividades nesse molde, onde possível.

4. E quanto aos colaboradores que estão trabalhando nos escritórios, assim como os motoristas, o que tem sido feito para protegê-los?

Os colaboradores que precisam trabalhar do escritório e os motoristas que estão em jornada estão recebendo toda a segurança e a proteção possíveis:

  • Realizamos com frequência a distribuição de kits de prevenção aos motoristas e demais colaboradores com máscara, luva, papel-toalha e álcool 70%;
  • Efetuamos a higienização completa das cabines quando substituímos o motorista;
  • Diariamente, no início do expediente, aferimos a temperatura corporal de todos que estejam no escritório e na oficina;
  • A cada entrada do motorista pela portaria, há aferição de temperatura e checklist do estado geral de saúde;
  • Para os motoristas que estão fora de nossas instalações foi criado um procedimento de checagem diária através de rastreadores;
  • O “bico” do etilômetro foi trocado por um modelo mais seguro para que não haja contato das gotículas de saliva com o aparelho;
  • A capacidade do refeitório foi reduzida para 1/3 e foram estabelecidas todas as regras possíveis de distanciamento e segurança, além de higienização dos locais de utilização por todos os usuários, na chegada e na saída;
  • Adaptação do DDS (Diálogo Diário de Segurança) para o meio digital em formato de LIVE para os motoristas;
  • Vacinação interna contra H1N1;
  • Obrigatoriedade do uso de máscaras pelos colaboradores desde o momento do fretado na ida e volta ao trabalho e nos escritórios; e dos motoristas em todos os locais que estiver e houver interação com pessoas, seja no ambiente do cliente, em postos de combustíveis, na compra de refeições etc.;
  • Plano de remoção imediata de motorista quando forem detectados sintomas, inclusive com aquisição de ambulância para remoção e capacitação de equipe;
  • Garantia de Testes PCR no ambulatório da empresa e nas filiais para testar os colaboradores com suspeita, de forma rápida e segura.

5. Ocorreu algum caso positivo de Covid-19 na Contatto?

Sim, e temos um painel informativo online para toda a empresa, atualizado diariamente.

Temos um protocolo instituído para a remoção segura do colaborador com suspeita de Covid-19, onde quer que ele esteja. O mesmo protocolo também determina que, no momento em que houver algum caso suspeito, rastrearemos todos os locais onde ele esteve nos últimos 15 dias. Também dentro desse cenário de algum colaborador, motorista próprio ou Agregado testar positivo, providenciaremos a quarentena de todos os colaboradores que, porventura, tiverem interação e contato com esse profissional infectado. A comunicação de tais fatos será reportada imediatamente aos clientes e aos embarcadores, assim como o acompanhamento até o reestabelecimento do colaborador.

6. Os colaboradores e motoristas acima dos 60 anos e/ou com doenças preexistentes continuam afastados temporariamente?

Sim, a regra permanece a mesma para os colaboradores, os motoristas de frota própria e os Agregados com comorbidades. Já os profissionais dentro dessa faixa etária, porém sem doenças preexistentes, retornaram ao trabalho por vontade e decisão próprias, cientes de todos os riscos inerentes. Todos passaram por exames médicos que atestaram seu retorno às atividades, com todas as medidas preventivas vigentes dentro da empresa e fora também, no exercício das operações de transporte. 

7. Os canais de contato com o gestor, supervisor ou gerente da Unidade de Negócio permanecem os mesmos? E o horário de funcionamento?

Sim e preferencialmente por e-mail ou WhatsApp. Todos os telefones fixos estão ativos e redirecionando para os celulares das pessoas. O da matriz (19) 2113-7500 continua ativo no horário comercial e nossas atividades operam em horário normal.

8. A matriz e as filiais continuam sem atendimento presencial? 

Continuamos sem receber visitas de clientes e fornecedores e estão suspensas as visitas presenciais de nosso time a clientes, bem como viagens e deslocamentos, mesmo com todas as medidas preventivas e o uso de máscara. As entregas de suprimentos de combustíveis, peças e suprimentos de higienização continuam ativas nos dias e horários ajustados previamente.

9. Alguma mudança no atendimento às demandas?

Criamos um Comitê de Mapeamento Comercial com o objetivo de avaliar as demandas de curto prazo, propor soluções e atender com a mesma excelência e agilidade de sempre, assegurando total tranquilidade aos nossos clientes.

Fique tranquilo e conte com o comprometimento da Contatto em adotar as medidas necessárias para proteger seus clientes, colaboradores e prestadores de serviço. 

Continuamos acompanhando as atualizações dos órgãos oficiais e seguindo os protocolos oficiais.

Obrigado,

Transportadora Contatto Ltda

Desde 1964, sempre em frente, sempre à frente.