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Covid-19

Plano de Contingência Covid-19

Desde 1964, nosso trabalho é pautado na responsabilidade, na ética e na transparência e hoje, após 56 anos de nossa fundação e em meio à pandemia do coronavírus, nossa maior missão continua sendo garantir a tranquilidade de todos os envolvidos em nossos processos de transporte: colaboradores, agregados, clientes e parceiros.

O Comitê de Crise Contatto formado pela Alta Direção e representantes de todas as áreas da empresa, ficou de prontidão e atuou imediatamente no início da pandemia da Covid 19 no Brasil, com medidas preventivas para a preservação da saúde de todos os nossos stakeholders.

A Contatto está implementando novos protocolos de segurança a cada dia, ao passo que novas diretrizes de segurança nacionais e internacionais surgem Trabalho todo pautado em orientações do Ministério da Saúde, da OMS, de empresas e institutos internacionais conceituados como McKinsey Company Boston Consulting Group Universidade Johns Hopkins, HME Institute for Health Metrics and Evaluation da Universidade de Washington e nacionais como Fiesp, Abiquim Bradesco, além de consultorias médicas brasileiras.

Somos um transportador multimodal de produtos essenciais que, em momentos fortuitos como esse, tem papel ainda mais crucial para o país, garantindo o abastecimento de energia e insumos básicos para toda a cadeia produtiva dos setores industriais que atendemos.

Confira a seguir as principais diretrizes e ações implementadas em nossa rotina de escritório e operação na Matriz e Filiais.

1. A Contatto implantou medidas para evitar a transmissão da Covid-19?

Sim, até julho/20 nosso Comitê de Crise implementou mais de 340 ações relacionadas ao tema Covid-19. Lembramos que desde 13 de março os integrantes do Comitê se reúnem diariamente para discutir as informações vindas dos órgãos oficiais, analisar o panorama atual da empresa, de suas operações e criar ações de mitigação, proteção e segurança Além disso, contratamos a consultoria de um médico infectologista do Hospital Albert Einstein de São Paulo para atualizar e revisar constantemente nossos protocolos de enfrentamento da Covid-19. Criamos nosso próprio Protocolo Covid 19 Contatto 1 ª Edição válida até 30 de setembro) com mais de 70 recomendações e regras de segurança que envolvem todos os setores da empresa e de como devem ser pautadas as ações dos nossos colaboradores do administrativo, motoristas próprios, agregados e equipe de manutenção.

2. A Contatto reduziu seu quadro de pessoal?

Não, e de encontro a essa postura realizamos adesão ao movimento nacional #NãoDemita, no qual estendemos o compromisso de não demitir até 30 de junho, por decisão da alta gestão, garantindo mais tranquilidade a todo nosso time. Por outro lado, está ocorrendo acréscimo no número de contratações de motoristas e demais colaboradores para atender toda a demanda dos nossos clientes, assim como suprir os afastamentos necessários em acato às recomendações da OMS e Ministério da Saúde. Vale sempre lembrar que somos transportadores de produtos essenciais. 

3. A empresa adotou o regime de home office?

Sim, mais de 50% de nossa equipe administrativa está em home office. Criamos um e-book com orientações e dicas de Home Office destinado a todos os colaboradores como forma de promover segurança física e emocional durante a jornada de trabalho em casa. Disponibilizamos também um auxílio para a despesa com Internet dos colaboradores em home office, além de fornecimento de mobiliário, notebook e todos os itens necessários para o colaborador desempenhar com segurança e ergonomia suas atividades.

4. E quanto aos colaboradores que estão trabalhando nos escritórios, assim como os motoristas, o que tem sido feito para protegê-los?

Os colaboradores que precisam trabalhar do escritório e os motoristas que estão em jornada estão recebendo toda a segurança e a proteção possíveis:

  • Realizamos com frequência a distribuição de kits de prevenção aos motoristas e demais colaboradores com máscara, papel-toalha e álcool 70%;
  • Efetuamos a higienização completa das cabines quando substituímos o motorista;
  • Diariamente, no início do expediente, aferimos a temperatura corporal de todos que estejam no escritório e na oficina;
  • A cada entrada do motorista pela portaria, há aferição de temperatura e checklist do estado geral de saúde;
  • Para os motoristas que estão fora de nossas instalações foi criado um procedimento de checagem diária através de rastreadores;
  • O “bico” do etilômetro foi trocado por um modelo mais seguro para que não haja contato das gotículas de saliva com o aparelho;
  • A capacidade do refeitório foi reduzida para 1/3 e foram estabelecidas todas as regras possíveis de distanciamento e segurança, além de higienização dos locais de utilização por todos os usuários, na chegada e na saída;
  • Adaptação do DDS (Diálogo Diário de Segurança) para o meio digital em formato de LIVE para os motoristas;
  • Vacinação interna contra H1N1;
  • Obrigatoriedade do uso de máscaras pelos colaboradores desde o momento do fretado na ida e volta ao trabalho e nos escritórios; e dos motoristas em todos os locais que estiver e houver interação com pessoas, seja no ambiente do cliente, em postos de combustíveis, na compra de refeições etc.;
  • Plano de remoção imediata de motorista quando forem detectados sintomas, inclusive com aquisição de ambulância para remoção e capacitação de equipe;
  • Garantia de Testes PCR no ambulatório da empresa e nas filiais para testar os colaboradores com suspeita, de forma rápida e segura.
  • A ocupação das estações de trabalho está em formato “V”, possibilitando que o colaborador não fique de frente ou ao lado de outro colaborador, mantendo distanciamento mínimo de 1,5m;
  • Criamos os Agentes da Vida, equipe interna, treinada e capacitada para agir e interagir na conscientização das ações internas de proteção à saúde e integridade dos colaboradores;
  • Instalamos sistema de exaustão e injeção de ar externo no refeitório;
  • Abortamos o sistema de climatização dos ambientes da empresa, desligamos os aparelhos de ar condicionado e abrimos todas as janelas para ventilação;
  • Criamos Protocolo específico aos colaboradores usuários do transporte fretado;
  • Adquirimos 3 máquinas de ozônio para apoio na descontaminação dos ambientes da área administrativa, refeitório, vestiário e, principalmente, das cabines dos nossos caminhões e veículos de apoio;
  • Escalonamos as entradas e saídas para almoço e final de expediente afim de diminuir as aglomerações no refeitório e vestiários;
  • Reformamos e ampliamos nosso Ambulatório para garantir melhor atendimento diante das novas demandas da Covid19, e estamos coletando internamente material para teste sorológico;
  • Removemos todas as mobílias das áreas de espera, descanso, copas e outros ambientes para evitar compartilhamentos e aglomerações;
  • Bloqueamos ou restringimos o acesso dos colaboradores a diversas salas de apoio, manutenção e SSMA;
  • Implantamos o “Salve” diário, um canal de comunicação online através do celular que abrange 100% dos colaboradores. O objetivo da ferramenta digital é apurar diariamente a condição de saúde do colaborador através de uma anamnese e monitorar se ele sente qualquer sintoma suspeito antes de iniciar a sua jornada de trabalho;
  • Implantamos sistema de registro de ponto e jornada via QR Code a partir dos celulares de todos os colaboradores, zerando o risco de contaminação pelo leitor biométrico;
  • Alteramos o protocolo de teste de retorno ao trabalho para liberar de forma mais eficaz o retorno dos colaboradores que concluíram o tratamento;
  • Garantimos apoio financeiro e psicológico a todos os colaboradores e familiares desde o início da pandemia;
  • Toda a organização tem acesso online a um Painel Covid-19 com a atualização diária dos status de todos os casos de colaboradores suspeitos, confirmados e recuperados na Contatto;
  • Realizamos visitas frequentes em todo o território nacional para a detecção de locais onde nossos motoristas possam estar expostos a maiores riscos. Dessa forma, criamos ações de contingência específicas em parcerias com clientes e embarcadores para esses locais, ampliando a proteção a todos os demais motoristas e usuários, não apenas os da Contatto;
  • Participamos e provocamos reuniões e fóruns com clientes, associações e entidades de todos os setores para compartilhamento de experiências, melhores práticas e tecnologias no enfrentamento da pandemia;
  • Viabilizamos o atendimento médico remoto para acompanhar colaborados com suspeita, testados positivos para Covid-19 ou para quaisquer outras necessidades;
  • Monitoramos os colaboradores que têm membros de sua família que atuam na área da saúde, reforçando as ações que envolvem esse grupo de risco;
  • Instalamos tendas para promover refeições ao ar livre dos colaboradores.

5. Ocorreu algum caso positivo de Covid-19 na Contatto?

Sim, e temos um painel informativo online para toda a empresa, atualizado diariamente. Temos um protocolo instituído para a remoção segura do colaborador com suspeita de Covid-19, onde quer que ele esteja. O mesmo protocolo também determina que, no momento em que há algum caso suspeito, rastreamos todos os locais onde ele esteve nos últimos 15 dias e providenciamos também a quarentena de todos os colaboradores que, porventura, tiverem interação e contato com o profissional infectado. A comunicação de tais fatos será reportada imediatamente aos clientes e embarcadores, assim como o acompanhamento até o reestabelecimento do colaborador.

6. Os colaboradores e motoristas acima dos 60 anos e/ou com doenças preexistentes continuam afastados temporariamente?

Sim, a regra permanece a mesma para os colaboradores, os motoristas de frota própria e os Agregados com comorbidades. Já os profissionais dentro dessa faixa etária, porém sem doenças preexistentes, retornaram ao trabalho por vontade e decisão próprias, cientes de todos os riscos inerentes. Todos passaram por exames médicos que atestaram seu retorno às atividades, com todas as medidas preventivas vigentes dentro da empresa e fora também, no exercício das operações de transporte. 

7. Os canais de contato com o gestor, supervisor ou gerente da Unidade de Negócio permanecem os mesmos? E o horário de funcionamento?

Sim e preferencialmente por e-mail ou WhatsApp. Todos os telefones fixos estão ativos e redirecionando para os celulares das pessoas. O da matriz (19) 2113-7500 continua ativo no horário comercial e nossas atividades operam em horário normal.

8. A matriz e as filiais continuam sem atendimento presencial? 

Visitas de clientes, fornecedores e entregas de suprimentos de combustíveis, peças e suprimentos de higienização estão ativas e devem atender a todos os protocolos atuais de segurança da Contatto relacionados abaixo:

  • Uso obrigatório de máscara;
  • Higienização das mãos com álcool 70% disponibilizado na entrada/recepção;
  • Aferição de temperatura na portaria;
  • Preenchimento do Questionário de Visita;
  • Distância mínima de 1,5 metros entre as pessoas.

9. Alguma mudança no atendimento às demandas?

Criamos um Comitê de Mapeamento Comercial com o objetivo de avaliar as demandas de curto prazo, propor soluções e atender com a mesma excelência e agilidade de sempre, assegurando total tranquilidade aos nossos clientes.

Fique tranquilo e conte com o comprometimento da Contatto em adotar as medidas necessárias para proteger seus clientes, colaboradores e prestadores de serviço. 

Continuamos acompanhando as atualizações dos órgãos oficiais e seguindo os protocolos oficiais.

Obrigado,

Transportadora Contatto Ltda

Desde 1964, sempre em frente, sempre à frente.